top of page

A palavra massagem como é cohecida aqui no Brasil vem do francês massage. Esta palavra foi inspirada a partir da fabricação do pão, tanto da massa quanto nos movimentos feitos com as mãos pelos padeiros. A massagem ganhou fama na Europa no século XIX , principalmente na Suécia, graças ao esgrimista Per Henrik Ling através do Real Instituto de Ginástica, este desenvolveu técnicas de tratamento para problemas músculo-esqueléticos. Também deu origem a massagem sueca, que posteriormente se popularizou no resto do mundo.

 

Há relatos de que a massagem é mais antiga, sendo utilizada como armas terapêuticas em Roma e na Grécia Antiga por Hipócrates (pai da medicina) e Galeno. O mesmo ocorreram nos países da China e India. 

 

A massagem é muito utilizada apenas para problemas musculares. Porém, estudos têm demonstrado que ela tem um potencial bem  mais amplo e tras muitos benefícios à saúde. Como por exemplo, reduzindo a ansiedade e minimizando o humor depressivo. Também é realizado trabalhos clínicos que proporcionam ao paciente benefícios da massagem para casos de insônia, depressão e ansiedade, enfermidades psiquiátricas mais complicadas, anorexia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo.

 

A massagem bem feita proporciona a pacientes com dor um alívio imediato ou posterior, e tem sido indicada na dor crônica da fibromialgia, lombalgia, ciatalgia, cervicalgia e enfermidades reumáticas. 

 

A massagem ainda ajuda na circulação periférica, principalmente na remoção de fluidos pelo sistema linfático. Ajuda também nos casos de constipação intestinal (intestino preso), etc.

 

Seus benefícios são para pessoas de qualquer faixa etária (bebês, crianças, jovens, adultos e idosos).

 

No caso de bebês a massagem estímula e melhora a imunidade e o desenvolvimento do sistema nervoso. Crianças com autismo tem alcançado ótimos resultados a tratamentos terapeuticos, inclusive reduzindo alguns de seus sintomas. E com os idosos a massagem vem auxiliando nos problemas como dor, ansiedade, edemas nas pernas e depressão.

 

Observação:  
Esse artigo não substitui a consulta ou acompanhamento médico e não é caracterizada como sendo um atendimento.

 

TH Diogo Jeferson Monge

 

 

bottom of page