top of page
Shiatsu
Shiatsu (transliteração do kanji1 japonês 指圧) é um método terapêutico originado no Japão entre o final do século XIX e início do século XX, tendo-se criado desde o princípio diferentes técnicas, ramos e estilos, que seguiram modificando-se quando o Shiatsu encontrou-se com outras culturas de cura por todo o mundo. A despeito das muitas diferenças entre suas várias escolas, o Shiatsu mantém sua característica básica, que é ser uma terapia corporal que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo (Em japonês, o vocábulo vem de Pressão="Atsu"+dedos="Shi"). O Shiatsu é praticado de forma profissional, mas também em ambiente familiar (amador).
Índice
-
1 Shiatsu no Brasil
-
2 Datas Comemorativas
-
3 Aplicações
-
4 Princípios
-
5 Shiatsu e a Medicina Tradicional do Oriente
1. Shiatsu no Brasil
Em 1937, muitos japoneses já chegavam ao Brasil com conhecimentos práticos de Shiatsu.
O Shiatsu no Brasil tem formação reconhecida por leis estaduais, é considerada profissão de acordo com o Catálogo Brasileiro de Ocupações e tem ampla aceitação social. A prática profissional do Shiatsu é encontrada em todo o Brasil, e a prática amadora ou familiar principalmente nos estados que receberam colônias japonesas. O Shiatsu encontrou no Brasil liberdade para desenvolver-se e grande aceitação social, e hoje possui uma diversificada oferta de cursos, profissionais e centros dedicados ao assunto. Com o aumento da capacidade econômica brasileira e as novas tecnologias de educação, o país iniciou recentemente seu intercâmbio com os demais países e continentes. Seu desenvolvimento particular, ocorrido em paralelo aos movimentos do Shiatsu na América do Norte e Europa têm despertado o interesse mundial.
2. Datas Comemorativas
Dia 23 de março é a data oficial de comemoração do Dia do Acupunturista e do Shiatsuterapeuta os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
O dia 8 de Abril é o Dia do Shiatsu segundo o calendário oficial do Japão e Canadá. Praticantes de todo o mundo comemoram o Dia do Shiatsu neste dia. No Brasil a Associação Brasileira do Shiatsu reconhece a data.
3. Aplicações
O Shiatsu é excelente para momentos especiais de adaptação do corpo humano, como a adolescência, a gestação ou mesmo a menopausa.
O Shiatsu tem aplicações várias, sendo a principal a promoção e manutenção da saúde individual e coletiva. Pode tratar desde problemas físicos (exemplos: problemas de rim, evacuação, queimação de estômago, dores de coluna); problemas psicossomáticos (hipertensão nervosa, doenças de fundo emocional ou psicológico e ainda autoimunes, insônia, depressão etc); emocionais16 (como baixa auto-estima, apatia, transtornos de apetite).
4.Princípios
O princípio da "pressão com os dedos" é o principal norte da prática, que conta com muitas variações. Diz-se que apenas o praticante avançado de Shiatsu tem condições de, recebendo ou assistindo uma prática corporal acontecer, definir que o que se está fazendo é Shiatsu ou não. De qualquer modo, as duas principais linhas de pensamento no Shiatsu divide a prática terapêutica entre aquela que utiliza os conceitos das medicinas tradicionais do oriente (em especial da chamada Medicina Tradicional Chinesa) e a que se baseia no estudo da biologia humana por um viés ocidental somada a memorização de uma extensa lista de pontos corporais dedicados a tratar a pessoa submetida a técnica.
5. Shiatsu e a Medicina Tradicional do Oriente
Boa parte das escolas de Shiatsu no mundo utiliza uma seleção de teorias provenientes tanto da Medicina Tradicional Chinesa como de preceitos de saúde tradicionais da cultura japonesa. Segundo tais teorias, o fluxo da energia vital (ou Chi, chinês, e Ki, japonês) se faz por meio de canais (vasos) no corpo humano - semelhante ao sangue pelas veias e artérias - conhecidos como "meridianos". Em alguns pontos o fluxo desta energia pode se alterar e criar um padrão de desequilíbrio ou desarmonia. Este se refletirá na saúde física e mental da pessoa acometida. No Shiatsu os meridianos e seus pontos (os mesmos pontos da acupuntura) são pressionados para normalizar o fluxo da energia Ki.
Há dezenas de meridianos, catalogados pelos orientais ao longo dos séculos. A maioria dos praticantes de Shiatsu que se utilizam desses fundamentos, contudo, aprendem um sistema principal de doze meridianos, além de um auxiliar, com mais dois.
Cada meridiano está relacionado a certas características orgânicas, psicológicas, emocionais, além de regiões diferentes da musculatura. Os doze meridianos básicos são:
-
Pulmões
-
Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
-
Coração
-
Intestino Delgado
-
Triplo-Aquecedor
-
Intestino Grosso e fino
-
Baço-Pâncreas
-
Fígado
-
Rins
-
Bexiga
-
Vesícula Biliar
-
Estômago
O sistema auxiliar inclui:
-
o Vaso-Concepção, na parte anterior do corpo
-
e o Vaso-Governador, na parte posterior do corpo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
bottom of page