top of page
TERAPIA ALTERNATIVA

Reflexologia

 

 

 

 

 

 

Reflexologia literalmente significa o estudo dos reflexos e corresponde à "escola" de fisiologia objetiva de origem russa que teve como seus epígonos Ivan Sechenov (1829 - 1905), Vladimir Bekhterev (1857 - 1927) e Ivan Pavlov (1849 - 1936), escola que exerceu um profundo efeito sobre a psicologia behaviorista e teorias da aprendizagem.

 

 

Índice

  • 1 Reflexoterapia(s)

    • 1.1 Reflexologias

 

 

1. Reflexoterapia(s)

 

A reflexologia como vimos, situa-se no âmbito da psicofisiologia onde é inquestionável o valor do estudo dos reflexos para a neurologia e, após as contribuições de Pavlov, possui ampla aplicação ao desenvolvimento da medicina psicossomática e à compreensão de diversos aspectos da patologia.

 

Segundo Pavlov "os estados patológicos correspondem a um encontro ou contato do organismo com uma condição extraordinária qualquer, ou as mesmas condições habituais em proporções insólitas", Inclui nas condições adversas a exposição à tóxicos, micróbios, etc. e os fenômenos de ordem psicossocial. 

 

Para Souza Júnior & Crino os principais trabalhos desenvolvidos no início do século XX na medicina psicossomática e doenças do sistema nervoso pelo grupo liderado por Bechterew se caracterizavam pelas tentativas de interpretação simultânea de aspectos anatomofisiológicos e psicossociais. Ocupavam-se tanto das abordagens com vieses comportamentalistas e cognitivistas da dinâmica fisiológica das emoções, como da interpretação e intervenções para correção de neuropatologias e deficits organização e integração de diferentes funções cerebrais, a partir a aprendizagem reflexa como base para diversos dos seus procedimentos terapêuticos, um outro aspecto de importância para pesquisas atuais.

 

Para Astrup que inclusive destaca o valor da sonoterapia no tratamento das doenças psicossomáticas, nessa área o especialista defronta-se com as distúrbios locais dos órgãos e com as pertubações da atividade nervosa superior. Segundo este autor, nos últimos anos os aspectos comportamentais tem sido integrado com os aspectos da pesquisa eletrofisiológica e bioquímica mas embora a importância dos mecanismos córtico-viscerais tenha sido demonstrada, o conhecimento nessa campo é ainda fragmentário. 

 

Atualmente essa disciplina científica possui aplicações à prática psiquiátrica com variações bastante difundidas tais como o “treinamento autógeno de Shultz” (1884-1970); o método de relaxamento progressivo de Jacobson (1888 - 1983); a técnica do “parto sem dor” (Método psico-profilático para analgesia do parto) que segundo consta foi desenvolvida pelos neuropsicólogos russos Velvovski e Platonov, a partir da teoria do condicionamento de Pavlov e das aplicações terapêuticas da hipnose em colaboração com os tocólogos V. Ploticher e E. Shugon por volta de 1947.

 

Mais recentemente, assistimos uma intensificação de aplicações da reflexologia à terapia, talvez decorrente do sucesso (valor preditivo da teoria) das explicações pavlovianas ao mecanismo de ação da acupuntura, seja a teoria do reflexo víscero-cutâneo; inibição cortical (advindas dos experimentos de sono prolongado) e teoria da contra-irritação de Alexei D. Speranski (1888 - 1961) ou mesmo as considerações de variações do efeito da aplicação de agulhas segundo os temperamentos descritos á luz dos mecanismos de inibição – excitação nervosa proposto por Pavlov.

 

 

1.1 Reflexologias

Registra-se, de fato, em nossos dias uma ampliação de modalidades terapêuticas que utilizam a concepção de reflexo (reflexoterapia) denominadas, pelo visto, como reflexologia. Observe-se que a noção de reflexo é anterior à teoria do reflexo condicionado de I. Pavlov.  Tais modalidades terapêuticas são geralmente associadas a técnicas de massoterapia, sendo as mais conhecidas as técnicas de estimulação da coluna vertebral; estimulação dos pés (podoreflexoterapia), mãos e pavilhão auricular essa última confundindo-se com técnicas específicas de acupuntura. A eficácia e reconhecimento social dessas práticas, em sua maioria, não estão bem estabelecidos.

 

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

bottom of page